Das receitas do Euromilhões, a Santa Casa da Misericórdia fez chegar a instituições das áreas da cultura, desporto, solidariedade social e saúde, quase quatro mil milhões de euros nos últimos dez anos.
Corpo do artigo
O Euromilhões é o jogo a dinheiro mais vendido no país desde 2005. De acordo com os números da Santa Casa da Misericórdia, 80 por cento dos portugueses já tentaram a sua sorte.
Na última década foram distribuídos em prémios 4.725 milhões de euros. Os portugueses apostaram mais de 9.400 milhões de euros e são apenas ultrapassados por espanhóis, britânicos e franceses.
Portugal é o terceiro país com maior número de primeiros prémios atribuídos. 52 portugueses já acertaram na chave completa, num ranking liderado pela França. No distrito do Porto foram atribuídos 14 primeiros prémios e em Lisboa nove.
O maior prémio de sempre foram 69 milhões de euros, uma chave registada em Vila Real no ano de 2011. O valor está muito longe dos 190 milhões de euros ganhos por um apostador do Reino Unido em 2012.
Uma curiosidade: o 50 é o número mais vezes sorteado. No caso das estrelas, é o cinco.