
Portugal
dr
Portugal ocupa agora a 49ª posição numa lista com mais de 140 países. Esta lista é elaborada pelo Fórum Económico Mundial que aponta várias causas para que o país seja agora menos competitivo.
Um mercado de trabalho considerado demasiado rígido e pouca concorrência entre as empresas, a divida pública, a deterioração do ambiente macroeconómico e as dificuldades sentidas pelas empresas para obterem financiamento são alguns dos motivos apontados para a queda de quatro posições.
Neste relatório do Fórum Económico Mundial afirma-se ainda que o sistema judicial português é influenciado pelos governos, empresas e cidadãos.
O país está também entre os que mais desperdiça dinheiros públicos, ocupando neste ponto o lugar número 133, atrás de países como o Burkina Faso e a Mauritânia.
Na lista dos mais corruptos a posição é bastante melhor, Portugal está no lugar 34.
Ainda assim, o Fórum Económico Mundial também aponta virtudes considerando que Portugal tem das melhores estradas do mundo, só é ultrapassado pela França, Emirados Árabes Unidos e Singapura.
Nas questões relacionadas com segurança, terrorismo e crime organizado o país também surge muito bem colocado. A lista dos países mais competitivos é liderada pela Suíça, país onde está sediado o Fórum Económico Mundial.
Confrontado com o facto de Portugal ter caído quatro lugares neste ranking, o secretário de Estado do Empreendedorismo e Competitividade defendeu que o relatório deste ano ainda não reflete os resultados das reformas implementadas pelo atual Governo.
Em declarações à Agência Lusa, Carlos Oliveira diz que em 2013 o cenário apresentado pelo Fórum Económico Mundial já deverá ser diferente.