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Abriu a temporada de apresentação de resultados dos primeiros nove meses do ano. Duas das principais retalhistas, Jerónimo Martins e Sonae, já apresentam contas e revelam crescimento de lucros entre 10 a 11%
A dona da cadeia de supermercados Pingo Doce revelou um lucro de 484 milhões de euros até setembro, o que representa um aumento de 10% face ao mesmo período de 2024. Já a dona da cadeia de hipermercados Continente registou uma subida de 11% no lucro líquido atribuível aos acionistas, na ordem dos 149 milhões de euros, em relação a igual período do ano anterior, impulsionado pelo crescimento de 15% no volume de negócios consolidado, na ordem dos sete mil milhões.
Este aumento nos primeiros nove meses do ano foi suportado pelo desempenho dos negócios de retalho (incluindo a integração da Musti e Druni), um EBITDA consolidado de 22% superior e o resultado positivo da NOS.
Auchan incorpora Minipreço até final 2025
Os resultados financeiros da Auchan para os primeiros nove meses de 2025 ainda não foram divulgados. No entanto, o grupo francês, herdeiro das antigas insígnia, Jumbo e Pão de Açúcar, concluiu a aquisição do Grupo Dia em Portugal, o que significa que tem vindo a renomear as lojas Minipreço, que passam a operar sob a marca Auchan até o final de 2025, influenciando os resultados futuros da empresa.
Mercadona continua expansão territorial
Os resultados financeiros da Mercadona para os primeiros nove meses de 2025 também ainda não foram divulgados. Ainda assim, a empresa tem-se focado na expansão em Portugal, com a abertura de novas lojas e do novo centro logístico, aumentando salários em 8,5% em 2025.
A retalhista espanhola promete continuar a abrir novas unidades, tal como fez em maio em Fafe e em outubro em Matosinhos, mas ainda este ano tem planos para abrir uma loja no Amial, em Lisboa, e outras duas, uma na Alta de Lisboa e outra na Quinta do Lambert.
A expansão para o Algarve está planeada para 2026, com a abertura de novas lojas em Portimão e Faro.
Lidl também em expansão
Os resultados financeiros do Lidl para os primeiros nove meses de 2025 ainda não foram divulgados, mas a cadeia de supermercados da família Schwartz prevê abrir novas lojas, como a de Aveiro-Verdemilho e já está em obras para novo espaço em Santarém.
Outra aposta da cadeia alemã em Portugal foi o concurso de casas para clientes, através da aplicação LidlPlus. Entre 15 de setembro e 12 de outubro, os clientes que se registassem na aplicação teriam a oportunidade de ganhar uma casa, através de um cheque-oferta no valor de 200 mil euros.
Criado em 2021, o concurso já beneficiou 19 famílias, adianta o Lidl. Com a nova edição, o número de imóveis entregues subiu para 23, reforçando o compromisso do grupo em ter impacto direto na vida dos clientes.
Intermaché quer ser autêntico mosqueteiro no abastecimento
O grupo francês a operar em Portugal desde 1991 só divulga contas semestrais ou anuais. Já tem mais de 260 pontos de venda espalhados pelo país e este ano lançou uma campanha de prémios nos postos de combustível exclusiva para clientes.
E.Lecerc continua "calado" e a vender em Portugal
Nascido de um movimento cooperativo em França, a partir de uma ideia tão simples quanto revolucionária: permitir a todos acesso aos bens e serviços essenciais ao dia a dia das famílias, num conceito de democratização do consumo, mas pouco revela sobre resultados e contas em Portugal.
Atualmente conta com cerca de 587 empresários em toda a sua cadeia de valor e em Portugal tem já 21 hipermercados com a sigla E.Leclerc.
