Rui Machete diz que juros abaixo de 4,5% mostram evolução positiva da economia
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a descida dos juros da dívida a 10 anos abaixo de 4,5% mostra que a economia portuguesa «está a evoluir positivamente».
Corpo do artigo
Os juros exigidos pelos investidores para comprar dívida pública portuguesa com maturidade a 10 anos no mercado secundário já desceram mais de uma décima e mantêm-se abaixo dos 4,5% desde as 11:00 de hoje.
«A nossa economia está a evoluir positivamente, o programa está a obter resultados. Os investidores internacionais têm essa perceção e traduzem em termos de procura e em termos de taxas de juro essa perceção», afirmou hoje à Lusa o governante português, que se encontra em visita oficial à Alemanha.
Rui Machete apontou, em novembro de 2013, a taxa igual ou abaixo de 4,5% para os juros a 10 anos como condição para evitar um segundo resgate, mas referiu depois que este foi um número apresentado como «uma mera hipótese».
«Quando me servi da expressão [de 4,5%] foi ilustrativa para significar que o esforço coletivo deveria caminhar nesse sentido. Na altura ainda não era seguro que nós pudéssemos libertar-nos de uma política de resgate ou de uma política muito severa por não atingirmos os resultados que pretendíamos. Mencionei isso como algo que ilustrava a dimensão do nosso esforço», sustentou hoje.