Vítor Gaspar esclareceu que há apenas a «hipótese de trabalho de que estas prestações começarão a ser repostas em 2015 e que o ritmo será da ordem dos 25 por cento por ano».
Corpo do artigo
O ministro das Finanças admitiu que os subsídios de Natal e férias para os funcionários públicos e pensionistas poderão ser repostos na totalidade apenas em 2018, contudo, não se quis comprometer com esta data.
Após a aprovação em Conselho de Ministros extraordinário do Documento de Estratégia Orçamental, Vítor Gaspar disse «o que está explicitamente assumido neste documento é a hipótese de trabalho de que estas prestações começarão a ser repostas em 2015 e que o ritmo será da ordem dos 25 por cento por ano».
O titular da pasta das Finanças adiantou ainda que este documento «inclui toda a substância que estaria incluída no PEC, mas é também verdade que o conteúdo político em termos de opções de política orçamental do Documento de Estratégia Orçamental está já contido no nosso programa de ajustamento».
Vítor Gaspar aproveitou para esclarecer que «não houve conversas com o PS antes da apresentação deste documento ao Conselho de Ministros».
«Tenho toda a disponibilidade para falar sobre este documento ou qualquer outra matéria com o maior partido da oposição» a partir desta tarde quando o Documento de Estratégia Orçamento der entrada no Parlamento, frisou.