A fabricante de automóveis anunciou hoje a suspensão, por oito dias, da sua produção em cinco fábricas europeias devido à falta de peças provenientes do Japão, em consequência do sismo de 11 de Março.
Corpo do artigo
Um despacho da agência AFP, que cita um comunicado do grupo, refere que a «produção será suspensa vários dias no final de Abril e no princípio de Maio, reatando depois em ritmo reduzido para uma gestão das peças disponíveis», cujo fabrico foi afectado pelo sismo de 11 de Março no Japão.
As fábricas de montagem afetadas são as de Onnaing (França), Burnaston (Reino Unido) e Adapazari (Turquia), além das fábricas de Jelcz-Laskowice (Polónia) e Deeside (Reino Unido).
A produção no Japão de peças Toyota para os carros montados no estrangeiro foi suspensa durante dez dias após o sismo e tsunami que devastaram a o nordeste do Japão.
A Toyota precisou que as fábricas europeias estarão fechadas a 21 e 22 de Abril, de 25 a 29 do mesmo mês e a 2 de Maio.
Também por causa do sismo de 11 de Março, a Toyota já decidiu suspender a sua produção na América do Norte durante seis dias em Abril.
No Japão, a montagem de carros Toyota continua afectada e só deverá ser retomada na totalidade das fábricas do grupo no próximo dia 18, numa cadência reduzida a metade.