Quem vai concretizar a venda é o Fundo de Resolução, o que dispensa o governo de concretizar o negócio através de um decreto-lei.
Corpo do artigo
Sem apoio no Parlamento, o Governo encontrou, mais uma vez, forma de contornar o problema e já decidiu que será o Fundo de Resolução a vender o Novo Banco aos americanos da Lone Star.
Com Bloco de Esquerda e PCP contra o negócio e depois de PSD e CDS terem avisado que não iriam apoiar o Governo, qualquer que fosse a decisão relativa ao Novo Banco, o Governo de António Costa decidiu que a venda seria concretizada pelo Fundo de Resolução, uma entidade de direito público, que é liderada pelo Banco de Portugal.
Ao que a TSF apurou, Bloco de Esquerda e PCP já estão mentalizados. O Partido Comunista já veio mesmo lembrar que o debate mais importante sobre o Novo Banco realizou-se no dia 2 de fevereiro, quando o partido provocou no Parlamento o debate a exigir a nacionalização do Novo Banco.
Do lado do Bloco de Esquerda, também já ninguém tem esperança em conseguir avocar a decisão do Governo ao Parlamento, tal como aconteceu com a Taxa Social Única (TSU).
Recorde-se que António Costa anunciou que a venda do Novo Banco estaria concluída até ao final da semana. Falta saber quem a vai anunciar: se apenas o Governador do Banco de Portugal ou se Mário Centeno o acompanhará no anúncio da decisão.