Com o objetivo de divulgar a sua missão na sociedade, a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE) realizou um vídeo, intitulado "ASAE - Toda a verdade", em que compila uma série de "imagens reais, não editadas e não divulgadas, recolhidas no decurso de inspeções e ações policiais. Algumas delas poderão chocar o consumidor", pode ler-se no comunicado enviado pela entidade. O aviso estava feito e, como poderá comprovar, sem qualquer exagero.
Relacionados
Entre imagens que não ferem o olhar, onde é possível ver apreensões de todo o tipo, bem como a descoberta de casas de jogo clandestinas, há situações que levarão qualquer um a repensar a sua próxima ida a um restaurante. Baratas, que muitas vezes chegam a zonas por onde os consumidores andam, ratos, carne e peixe podres, e ainda uma falta de higiene sem precedentes. Tudo pronto para ser servido ou em contacto com o que poderá ir parar à sua mesa.
Estas imagens são uma forma de a ASF-ASAE sensibilizar os portugueses para a sua importância real e não apenas como "arma de arremesso político".
No vídeo, a associação começa por recordar a história da ASAE, que remonta a 1943, mas que apenas em 2005 tomou a sua face atual. Para estes profissionais, o seu trabalho reflete-se na excelência do turismo português, algo que a ASAE defende ser uma marca sua, enterrando cada vez mais no passado as imagens chocantes que aparecem no vídeo.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Pela importância que a ASF-ASAE confere à sua atividade, esta associação deixa também muitas críticas, nomeadamente a falta de um estatuto que dignifique a carreira dos seus profissionais, os baixos salários e ainda a ausência de meios e materiais, naquela que considera ser uma "luta de todos os portugueses".