Banco de Portugal prepara-se para retirar licença a BPP

O Banco de Portugal prepara-se para retirar a licença ao Banco Privado Português (BPP), dando início ao processo de insolvência.

O Banco de Portugal deu início, esta quarta-feira, ao processo que pode implicar a retirada da licença ao Banco Privado Português (BPP). De acordo com diversas fontes, o banco central já notificou as partes interessadas.

A insolvência do BPP é uma condição necessária para accionar o fundo de garantia e o sistema de indemnização que vai devolver pelo menos parte do dinheiro aos clientes de retorno absoluto da instituição bancária.

Pedro Sousa Carvalho, sub-director do Diário Económico, considera que este desfecho já era esperado.

Contudo, o sindicato nacional dos quadros técnicos bancários já escreveu uma carta aberta ao Presidente da República, ao Governo, à banca portuguesa e à Privado Holding (dona de 100 por cento do BPP), pedindo que sejam salvaguardados os postos de trabalho.

No mesmo documento, o sindicato dos bancários refere que «assistiu estarrecido às recentes e não desmentidas declarações do secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, que disse que o BPP é um banco 'aparentemente sem solução'».

No entender da entidade sindical «o Governo não pode invocar 'aparências' e assumir o papel de discreto coveiro do BPP».

O secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, disse na passada sexta-feira que o BPP é um banco «aparentemente já sem solução», no decorrer da sua intervenção numa conferência promovida em Lisboa pela Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de