BE diz que Governo é «bom aluno» a «despejar» dinheiro público nos bancos

O BE defendeu que a «única matéria» em que o Governo provou ser «bom aluno» perante a 'troika' foi em «despejar dinheiro» nos cofres dos bancos, sem garantia de que isso tenha impacto na «criação de emprego».

O Bloco condenou ainda que o Governo não se tenha demarcado das declarações de António Borges, segundo as quais diminuir os salários não é uma política mas «uma urgência».

«O Governo fica contente porque diz ter passado, nas palavras de Vítor Gaspar, no exame da 'troika'. Na prática, a única matéria em que o Governo prova ser um bom aluno é em despejar dinheiro público nos cofres dos bancos privados», afirmou o deputado Pedro Filipe Soares, no Parlamento.

Numa reação à 4ª avaliação da 'troika', o Bloco critica que o Governo só exija «que 60 milhões cheguem à economia, que é algo de irrisório para as necessidades que a economia tem, para a criação de emprego», de entre os seis mil milhões de euros.

«Temos aqui um processo de privatização de dinheiro público, que afinal é a grande vitória que o Governo diz ter alcançado neste exame», defendeu.

O BCP, BPI e Caixa anunciaram hoje que irão pedir empréstimos ao Estado no valor de 6.600 milhões de euros, dos quais 5.000 milhões virão do programa de ajuda externa a Portugal.

Por saber fica ainda se o Banif irá ou não concretizar o recurso ao plano de recapitalização que, recorde-se, tem 12.000 milhões de euros disponíveis no âmbito do acordo de ajuda externa que Portugal assinou com a 'troika' constituída pelo Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia.

Pedro Filipe Soares criticou que não Vítor Gaspar não tenha condenado «as palavras de António Borges, que diz que o caminho é a redução de salários», argumentando que o ministro «está com certeza a brincar com os portugueses e a não levar a sério a necessidade de aumento do rendimento dos portugueses, de criação de emprego, de crescimento».

«O que o Governo está a fazer é dizer que é mesmo um objetivo deste Governo, de Vítor Gaspar, Passos Coelho e Paulo Portas, reduzir os salários dos portugueses, que já são dos mais baixos da Europa», afirmou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de