A linha de crédito surge na sequência de um acordo do BPI com o Fundo Europeu de Investimento e é anunciada poucos dias depois do primeiro-ministro ter dito que os bancos estavam a conceder pouco crédito.
São 60 milhões de euros que a partir de hoje mesmo ou amanhã estarão ao dispor de PME's inovadoras. É a resposta do BPI às críticas de Passos Coelho que acusou a banca de não conceder crédito suficiente.
Para o presidente do BPI estas declarações públicas poderiam ter sido evitadas.
Fernando Ulrich sublinha no entanto que uma coisa é a realidade mediática e outra a dos factos. O presidente do BPI explica que nos bastidores bancos, Governo e instituições europeias ligadas ao crédito trabalham em conjunto.
Na sede do BPI em Lisboa o presidente do banco não quis comentar os acontecimentos desta quarta-feira política que o país está a viver sobre o leilão de dívida, afirmando apenas que os resultados são bons.
O BES também assinou hoje um acordo com o Fundo Europeu de Investimento que tem como principal objetivo potenciar o incremento do microcrédito por parte de microempresas, trabalhadores por conta própria ou desempregados.
Os créditos a disponibilizar nesta linha limitam-se a 25 mil euros por entidade/promotor.