O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros saúda os resultados da 4ª avaliação da troika à implementação do memorando de entendimento em Portugal.
Num comunicado enviado esta tarde às redações, Olli Rehn sublinha que apesar das condições económicas serem desafiantes, o crescimento no primeiro trimestre foi melhor do que esperado, acrescentando que Portugal está a fazer rapidamente o ajustamento externo.
Olli Rehn acredita, por isso, que os esforços determinados das autoridades portuguesas vão dar frutos com o esperado regresso ao crescimento no próximo ano.
No entanto, o comissário europeu reitera o apelo à redução das rendas nos sectores protegidos, destacando o da energia. Olli Rehn sustenta que daí resultarão benefícios para os consumidores e contribuintes e melhorias para o equilíbrio social.
O comissário acredita também que as reformas que estão a ser implementadas no mercado de trabalho vão contribuir para a criação de emprego e que nesse âmbito o país contará com o suporte de fundos estruturais de Bruxelas.