Mário Centeno reuniu-se esta tarde com Pierre Moscovici e saiu confiante, acreditado que o país se encaminha para a saída do Procedimento por Défices Excessivos (PDE). No entanto, o ministro admite que nada está garantido, apesar dos resultados positivos apresentados ontem sobre a execução orçamental.
Relacionados
"Algumas vozes no Eurogrupo andaram muito enganadas"
OE2016: PS diz que números confirmam "boas notícias" de défice abaixo de 2,3%
Défice baixa 497 milhões, mais de metade à custa de 'perdão fiscal'
João Francisco Guerreiro, correspondente da TSF em Bruxelas, registou as declarações de Mário Centeno
"Portugal tem, neste momento, condições para que as decisões futuras sobre Procedimento por Défices Excessivos sejam positivas", disse Centeno aos jornalistas à saída do encontro, sublinhando ter sido "nessa base e nesse tom" que decorreu a conversa com o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros.
"Temos de trabalhar e o esforço que temos feito, em todos os processos que tivemos com a Comissão Europeia e com as instituições, foi muito determinado no sentido de ter um resultado positivo, tivemos sucesso em todos eles ao longo de 2016. Este é mais um passo importante, criámos todas as condições, do ponto de vista das contas públicas, para que isso aconteça e vamos bater-nos nesse sentido", acrescentou.
O ministro das Finanças pensa que todas as instituições em Bruxelas estão confiantes em relação a Portugal, e que as vozes discordantes, que fazem uma leitura diferente no Eurogrupo, estão apenas desfasadas da realidade. Mário Centeno acredita ainda que logo que o país esteja fora do Procedimento por Défices Excessivos será fácil conquistar a confiança dos mercados.
Mário Centeno rejeitou ainda a ideia de que a meta do défice só é alcançada graças a medidas extraordinárias, afirmando que o que é "verdadeiramente extraordinário" é ouvir críticas de quem governou o país sem "nunca" cumprir os objetivos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias