O novo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que se deve olhar "de uma forma muito positiva e construtiva" para a expansão da zona euro, abrindo as portas à Bulgária, que deseja tornar-se o vigésimo membro.
Em declarações à entrada para a primeira reunião do Eurogrupo a que presidirá, após a sua eleição em dezembro passado, Centeno, questionado sobre a vontade manifestada pela Bulgária de em breve aderir à zona euro, disse que, "politicamente", a sua mensagem "é muito clara", e vai no mesmo sentido daquela já transmitida pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
"Politicamente, é muito importante que neste momento em concreto possamos olhar para a expansão da zona euro com muito otimismo e com muita determinação. Temos naturalmente que criar condições para que isso aconteça. Há um conjunto de critérios que a Bulgária neste momento satisfaz, precisamos de fazer uma análise conjunta quando e se tal for solicitado pelas autoridades búlgaras, mas a mensagem política que eu queria deixar é que temos que olhar de uma forma muito positiva e construtiva para essa expansão, alargamento da zona euro", declarou Mário Centeno.
Boas-vindas junckerianas
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já desejou felicidades a Mário Centeno, esta segunda-feira, na sua página do Twitter.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Parabéns e os melhores votos por assumir a presidência do Eurogrupo. Aguardo com expectativa o arranjo do nosso telhado enquanto o sol brilha", escreveu Juncker.
Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, e o comissário para o Euro, Valdis Dombrovskis, desejaram sucesso a Mário Centeno, que se estreia na condução das reuniões dos ministros das Finanças da zona euro.