Confiança dos consumidores em máximo de quase quatro anos

O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores voltaram a recuperar em janeiro, com este último a atingir o valor mais elevado desde abril de 2010.

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em janeiro, alcançando os -36,7 pontos (dos -40,4 pontos observados em dezembro).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade), que tem vindo a diminuir desde janeiro, voltou a recuar para os - 0,8 pontos (dos -1,1 pontos observados em dezembro).

Desde julho, de acordo com o INE, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).

A recuperação do indicador de confiança dos consumidores deveu-se, por sua vez, aos contributos positivos de todas as componentes, mais expressivo no caso das expectativas sobre a evolução do desemprego e da situação económica do país.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.

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