«A cortiça está certamente a fazer a sua parte para aumentar as exportações e para ajudar a aliviar a crise financeira em Portugal», disse à Lusa Jeff Lloyd, director da campanha "100% Cork", lançada no ano passado nos EUA para combater a perda de mercado para os vedantes de alumínio e plástico.
«Os vinhos vedados com cortiça natural estão a crescer em popularidade, enquanto as vendas de vinho com roscas de alumínio e vedantes plásticos estão a recuar», segundo os dados mais recentes, e numa altura em que se preparam várias novas acções de promoção da campanha nos EUA.
No período de 12 semanas terminado a 5 de Fevereiro, o total de vendas dos 100 vinhos selados com cortiça, entre as principais marcas de vinho de consumo caseiro "Premium" subiu 13,8 por cento em quantidade, para 8,7 milhões de caixas, segundo dados da AC Nielsen, recolhidos junto de postos de venda.
No mesmo período, revelam os dados facultados à Lusa pela "100% Cork", as vendas de marcas que usam roscas e vedantes de plástico desceram 13,1 por cento.