Custo de seguros da dívida sofre maior queda de sempre

O custo de segurar a dívida dos países da Zona Euro em dificuldades teve a maior queda de sempre nas últimas duas semanas.

Esta queda foi alimentada pela especulação de que os governos vão recomprar com desconto os títulos de dívida para evitar a reestruturação.
   
De acordo com os dados do índice da Markit iTraxx SovX Western Europe, citados pela Bloomberg, a descida no preço dos seguros que os investidores pagam para garantir as perdas em caso de incumprimento de um país europeu desceu, nos últimos 15 dias, 42,25 pontos base, mais do que os 35,25 pontos registados um mês depois de terem sido anunciados os 750 mil milhões de euros do fundo de resgate europeu.
   
De acordo com os números de sexta-feira, o índice europeu estava nos 177,25 pontos base, o que significa que os investidores pagarão, por cada 10 milhões de dólares, 177,5 mil dólares anuais para segurarem as eventuais perdas.
   
Para aplacar o perigo de contágio da crise da dívida soberana a outros países para além da Grécia e da Irlanda, os líderes europeus têm, nas últimas semanas, debatido propostas que incluem o aumento do fundo de estabilização financeira, num momento em que a generalidade dos analistas financeiros estima que Portugal e Espanha podem ter de pedir a activação deste mecanismo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de