A Associação de Consumidores continua a receber queixas diariamente (9 mil nos últimos 5 meses) pelo que partiu para o terreno e fez um estudo para perceber se os números da elétrica nacional batiam certo com a realidade.
Ana Tapadinhas, da Deco, garante que o universo de contadores com horas desacertadas é muito superior ao admitido pela EDP e atinge muito mais modelos.
O estudo da Deco revela que 71,4 por cento dos contadores desacertados tinham diferenças no relógio inferiores a 10 minutos e 43 por cento inferiores a 3 minutos. 5,3 por cento eram superiores a uma hora.
A associação de consumidores quer que todos os clientes afetados sejam indemnizados pela EDP e não apenas os 100 mil que já foram admitidos pela empresa.
Ana Tapadinhas explica que desde Junho receberam 9 mil queixas. Muitos consumidores detetaram falhas, mas a EDP diz-lhes que não têm direito a indemnização.
A Deco diz que é urgente que a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) divulgue as conclusões da auditoria que está em curso desde setembro.
Contactada esta manhã pela TSF, a ERSE respondeu em comunicado, em que sublinha que esse trabalho ainda está em curso, acrescentando que não deixará de tomar medidas adicionais que salvaguardem os interesses dos consumidores.
Por sua vez, a EDP diz que vai aguardar pela auditoria que a entidade reguladora está a fazer.e que a confirmar-se um aumento dos lesados agirá em conformidade.