Em comunicado hoje divulgado, o Ministério das Finanças indica que de acordo com a «informação preliminar de Março» a despesa total do Estado terá caído 3,6 por cento nos primeiros três meses do ano, face ao mesmo período de 2010, com a despesa primária (excluindo juros) a cair 3,3 por cento em igual período e a despesa com pessoal 8,2 por cento.
No que diz respeito às receitas fiscais, o Ministério liderado por Teixeira dos Santos diz que o crescimento nos primeiros três meses será «de magnitude idêntica aos meses anteriores», apontando assim para «aumentos percentuais de dois dígitos» das receitas com impostos.
«Na actual conjuntura, o cumprimento do objectivo orçamental para 2011 está a ser plenamente prosseguido», garante o Governo.
O Ministério das Finanças acrescenta ainda que «o Governo e o principal partido da oposição reafirmaram o seu compromisso para o alcance das metas orçamentais entre 2011 e 2013, nomeadamente 4,6, 3 e 2 por cento do PIB», afirmando que assim «estes objetivos serão mantidos».