Durão Barroso confiante sobre nova redução das taxas de juros

O presidente da Comissão Europeia disse, este domingo, que espera uma decisão «muito clara» do Banco Central Europeu (BCE) sobre uma possível redução das taxas de juro, sem no entanto precisar qual a dimensão dessa desejada redução.

«Espero uma redução das taxas, mas como confio no Banco Central e respeito a sua independência, não poderei dizer qual será exactamente» a amplitude, acrescentou Durão Barroso, durante uma emissão do programa Grand Jury LCI-RTL-Le Fígaro.

O BCE reúne quinta-feira o conselho de governadores, podendo anunciar um novo corte na taxa de juro de referência, actualmente fixada em 3,25 por cento, para fazer face à recessão que atingiu a zona euro e contrariar os riscos inflacionistas.

Os economistas prevêem que a redução poderá estar situada entre os 0,50 e os 0,75 pontos.

A 6 de Novembro, o BCE decidiu baixar a taxa de juro directora para os 3,25 por cento, o que representou uma redução de 50 pontos base face ao valor que estava em vigor desde 15 de Outubro.

Durão Barroso disse ainda acreditar que a Alemanha vai ultrapassar as resistências que tem quanto ao plano de relançamento da economia europeia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de