Economia e exportações no centro do debate quinzenal

O debate quinzenal hoje com o primeiro-ministro, que será aberto pelo Governo, vai ter como tema a economia e as exportações. Esta é a primeira reunião parlamentar com José Sócrates depois da eleição do novo líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Por decisão da direcção da bancada social-democrata, ainda liderada por José Pedro Aguiar Branco, em articulação com o presidente eleito do PSD, Pedro Passos Coelho, quem intervirá no debate em nome do sociais-democratas será o deputado e vice-presidente do grupo parlamentar Agostinho Branquinho.

Nas directas de sexta-feira, Agostinho Branquinho apoiou Aguiar-Branco, que ficou em terceiro lugar nas eleições ganhas por Pedro Passos Coelho, com mais de 61 por cento dos votos.

O debate deverá ser dominado pelos números divulgados terça-feira no Boletim Económico de Primavera do Banco de Portugal (BdP), que revê em baixa a sua projecção para o desempenho da economia em 2010, prevendo agora um crescimento de 0,4 por cento, contra 0,7 da projecção anterior, e que o Governo ainda prevê.

A explicar este "fraco crescimento" está uma revisão também em baixa da Procura Interna, com o banco central a mudar a sua previsão para -0,5 por cento (anterior projecção era de 0,3) este ano e um crescimento de 0,2 em 2011 (a anterior era de 1,4), de acordo com o Boletim Económico da Primavera, hoje divulgado.

Em reacção a estes números, toda a oposição sublinhou que o crescimento previsto pelo Banco de Portugal é ainda inferior ao inscrito no PEC pelo Governo, com os partidos a preverem mais medidas difíceis no próximos tempos e a antecipar aumento de impostos.

Já quanto às exportações, o BdP reviu em alta a sua previsão anterior, estimando que estas cresçam 3,6 por cento já em 2010 e 3,7 por cento em 2011. No seu boletim de inverno, o banco central previa que as exportações apenas subissem este ano 1,7 por cento (e 3,2 por cento no próximo ano).

O governo prevê, no Programa de Estabilidade e Crescimento, que as exportações portuguesas cresçam 3,5 por cento este ano, aumentem 4,1 por cento em 2011, registem um acréscimo de 4,5 por cento em 2012 e subam 4,6 por cento em 2013.

O próximo debate quinzenal com o primeiro ministro com o Governo ficou agendado para 30 de Abril e será aberto pelo CDS-PP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de