Empresas

Zeinal Bava eleito o melhor CEO da Europa

O presidente executivo da Portugal Telecom venceu o prémio de melhor CEO da Europa na área de serviços de telecomunicações, um galardão atribuído pela Institutional Investor, anunciou esta terça-feira a empresa norte-americana.

Baseado numa análise anual realizada pela Institutional Investor, o prémio foi atribuído após a votação de 1094 analistas de todo o mundo da parte de 'sell side', ou seja, aqueles que, no mercado financeiro, analisam e investigam as empresas e fazem recomendações para compra ou venda.

Para além de melhor CEO da Europa, a Portugal Telecom (PT) conseguiu também arrecadar mais três galardões: Nuno Vieira foi eleito o melhor 'Investor Relations' da Europa no sector dos serviços de telecomunicações, a PT foi premiada como o melhor programa de relação com os investidores também no seu sector e, por fim, ficou em primeiro lugar a nível nacional no programa de relação com os investidores abarcando todos os sectores.

Zeinal Bava foi o único português até à data como CFO (administrador financeiro) e CEO (presidente executivo) a ser distinguido pela Institutional Investor, uma das maiores referências internacionais no âmbito da comunicação da relação com os investidores.

O CEO da PT já tinha arrecadado três prémios como melhor CFO da Europa em telecomunicações em 2003, 2004 e 2005.

Segundo a Institutional Investor, o inquérito anual realizado entre 33 sectores de actividade e com analistas de 146 casas de investimento colocou no 'ranking' nacional a PT como líder, seguido da Jerónimo Martins, EDP, Galp Energia, Mota Engil, Sonaecom, BCP, Brisa, Sonae e BPI.

O prémio de melhor CEO da Europa na área de telecomunicações foi ganho nos últimos cinco anos por A.J. Scheepbouwer, presidente executivo da holandesa KPN.

Zeinal Bava entrou a PT em 2000 e ocupou o cargo de CFO entre Abril de 2000 e Abril de 2006.