Os principais accionistas da PT estão a estudar a possibilidade de uma fusão com a brasileira Oi, de forma a encontrar uma alternativa no Brasil que permita obter luz verde do Governo à venda da Vivo, avança o Diário Económico.
Esta possibilidade surge uma semana depois da emprensa brasileira Telefónica ter avançado que as negociações entre a Oi e a Portugal Telecom deviam começar agora, no início de Julho.
A dar-se esta fusão PT/Oi resultaria um gigante das telecomunicações com mais de 80 milhões de clientes e passaria a ser a maior operadora no Brasil e também presente em África, países onde já opera a PT.
A ter em conta, no entanto, fica a diferença entre as duas operadoras brasileiras. Por um lado, a Vivo tem uma carteira de clientes na ordem dos 55 milhões, sendo a maior a operar na América do Sul, já a Oi está uns lugares abaixo é a quarta neste ranking de operadoras sul-americanas, tendo 30 milhões de clientes.
Esta empresa sob a alçada da Telenorte Leste Participações deu prejuízo no ano passado, mas já recuperou no início de 2010.