No início de Setembro, a administração da Rohde, a maior empregadora nacional da indústria de calçado, anunciara que, devido à falta de encomendas, ia recorrer a dois meses de suspensão temporária de trabalho (lay-off) e avançar para a insolvência.
Dos 984 trabalhadores da fábrica, 735 já estão em lay-off e 32 entram em suspensão esta quarta-feira.
Os únicos que não foram afectados pela medida foram os 55 trabalhadores necessários à execução de uma encomenda para a empresa alemã Baltis.
Uma vez que esse cliente fez esta semana um novo pedido, 25 operários que se encontravam em casa regressam também esta quarta-feira ao serviço.
Nos próximos dias, outros 100 funcionários serão novamente chamados à fábrica para trabalhar nas encomendas que foram apresentadas esta semana por mais dois outros clientes alemães da Rohde: a Gabor e a Kid's Bull.