A empresa integrada no grupo Vinci não revela o valor do contrato, mas fala da solução nearshore que apresentou para gestão remota de serviços à EUMETSAT, a organização intergovernamental que fornece dados de satélite sobre o estado do tempo e o clima aos serviços meteorológicos de cada estado-membro da União Europeia.
O CEO da Axians Portugal adianta à TSF que a empresa tem vindo a investir já há algum tempo neste mercado das instituições europeias internacionais e começa agora a ver frutos desse esforço, com contratos como este.
Pedro Afonso explica ainda que a partir do centro que tem em Lisboa, os investigadores da empresa vão gerir remotamente os dados dos serviços externos de IT da EUMETSAT.
Um processo de gestão que combina pessoas e robots, e que de uma forma automática vai ajudar a portar este tipo de serviços, deste tipo de cliente, para um modelo de serviços de futuro, baseado mais na automação e robotização, de forma a que seja prestado em tempo real e seja mais eficaz e eficiente.
O cérebro desta instituição europeia está localizado na cidade alemã de Darmstadt e fornece arquivo de informação sobre tempo e clima e é a partir de alguns desses dados que o trabalho começa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Axians opera em rede em 18 países, faz parte de um grupo com 210 unidades e cerca de 8 mil colaboradores, que em 2016 obteve uma faturação na ordem de 1,8 mil milhões de euros.