Funcionários Públicos: Número de reformas cai para quase metade este ano

O número de funcionários públicos que passam para a reforma este ano (incluindo dezembro) caiu 46% em relação ao ano passado, para um total de 6.427 pessoas.

Esta quebra resulta das alterações ao regime de pensões feitas nos últimos dois anos e que agora começam a produzir efeito, nomeadamente, o aumento da idade da reforma e as penalizações por aposentação antecipada.

Os números estão na lista mensal de aposentados da Caixa Geral de Aposentações publicada esta segunda-feira em Diário da República. Até ao final do ano vão passar mais 572 funcionários da Administração Pública para a reforma.
Estes somam-se aos restantes 5.855 funcionários que já passaram para a reforma este ano, perfazendo um total, entre janeiro e dezembro, de 6.427 pessoas, de acordo com as contas feitas pela agência Lusa.

De acordo com um relatório divulgado em abril pelo Conselho de Finanças Públicas (CFP), no ano passado, o número de novos aposentados foi o mais baixo desde 2001 e muito aquém da média de cerca de 22 mil, registada na última década. O valor médio das pensões atribuídas em 2015 diminuiu 10,7% face ao ano anterior, fixando-se nos 1.112 euros, segundo a análise feita pela instituição liderada por Teodora Cardoso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de