A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) sancionou a Galp com uma multa de 400 mil euros por considerar que a empresa portuguesa violou o direito dos consumidores de escolher o operador de eletricidade e gás.
De acordo com o organismo, em 2012 foram recebidas diversas denúncias de consumidores contra a Galp, que acusavam a empresa de ter alterado o fornecimento do gás e da eletricidade sem o seu consentimento.
Além disso, continua, o número de telefone de apoio ao cliente disponibilizado pela Galp, em muitas ocasiões, consistia num tarifário de chamadas de valor acrescentado.
O procedimento sancionatório da CNMC está datado de 21 de maio.
Galp promete resposta na Justiça
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A companhia portuguesa afirma que está a analisar a decisão do regulador espanhol dos mercados e da concorrência e que "reagirá através dos procedimentos legais aplicáveis em Espanha para demonstrar que não é responsável por aqueles factos".
Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Galp esclareceu que a decisão da CNMC "refere-se a factos alegadamente ocorridos em 2012, unicamente no âmbito da atividade da comercializadora em Espanha em que participou até outubro de 2015".
(Notícia atualizada às 14H49 com a reação da Galp)