Garantias do PS "ajudam" manutenção do rating português

A DBRS confirma à TSF que o economista Mário Centeno contactou a agência canadiana de notação financeira. E revela que o compromisso do PS para com as regras orçamentais contribuiu para a manutenção do rating.

Mariana Alvarado afirma que o compromisso político é importante e isso conduziu à confirmação do rating.

00:0000:00

Mariana Alvarado diz que o programa do PS não é radical.

00:0000:00

O compromisso político do PS para com as regras europeias contribuiu para que a DBRS não descesse o rating português. "O compromisso político é, para nós, importante e isso conduziu-nos à confirmação do rating e à perspetiva estável", garante Adriana Alvarado, a analista da agência canadiana para Portugal, em entrevista à TSF.

A analista confirma que Mário Centeno, coordenador do programa económico do PS, pediu para falar com a agência de rating. "Sim, nós falámos com Mário Centeno sobre o programa e ele reafirmou o compromisso para com o ajustamento orçamental, apesar de ser menos intenso".

Adriana Alvarado tem, no entanto, dúvidas sobre as propostas que constam do acordo à esquerda, por considerar que está tudo "dependente da recuperação económica" e reitera que se houver uma reversão de medidas de austeridade, serão necessárias medidas compensatórias para atingir as metas orçamentais.

Apesar das dúvidas, a DBRS considera que as propostas que estão em cima da mesa "não são radicais" e não espera um regresso aos "desequilíbrios orçamentais e externos do passado". A agência entende que "a economia em Portugal está agora em muito melhor posição, está a recuperar, o desemprego está a cair, a dívida pública continua elevada, mas começa a cair, e o défice orçamental deve atingir os 3% este ano".

A DBRS lamenta ainda que haja "falta de clareza sobre que medidas podem ser adotadas se as metas orçamentais não forem cumpridas", mas confia que ainda é possível que algumas dessas medidas sejam incorporados no orçamento, se houver, de facto, um governo socialista.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de