O Governo está a estudar a possibilidade de emitir títulos de dívida pública para privados, que o ministro da Economia apelidou de «títulos de desenvolvimento», uma ideia que disse ainda estar em estudo.
Numa conferência em Lisboa, Álvaro Santos Pereira diz que a existência deste títulos terá como objetivo fazer com que as «pessoas contribuam com as suas poupanças para podermos apostar no financiamento da reindustrialização do país».
Para este ministro, estes títulos surgiriam num contexto de um «espírito nacional que temos de dar volta à crise», de necessidade de financiar o setor produtivo, «criar mais emprego e ajudar os nossos jovens a ficar no país em vez de serem obrigados a emigrar para arranjar oportunidades de emprego».
«Se queremos criar uma sociedade de oportunidades, temos de financiar esta reindustrialização e portanto temos de arranjar toda uma série de instrumentos para finabciar esta aposta no setor produtivo», explicou.
Segundo Álvaro Santos Pereira, estes títulos «seriam uma eventual possibilidade para todas as pessoas contribuírem neste esforço nacional de poupança para investirmos mais».