IEFP: Número de desempregados cai 8,8% em Setembro

Uma descida em relação ao mesmo mês do ano passado. Dados do IEFP divulgados esta segunda-feira.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional revela ainda que o desemprego caiu 1,5% em relação ao mês de agosto. O resultado conseguido em setembro é o maior decréscimo do desemprego desde que há registos, há 27 anos.

No mês passado, foram cerca de 65 mil, as pessoas que fizeram novas inscrições. Por outro lado, há quebras no que respeita ao tempo dessas inscrições. No caso de desempregados há menos de um ano, o recuo é de 7,9%. Nos casos de longa duração, a quebra foi de 10,8%.

Desde Julho que os desempregados inscritos estão abaixo de meio milhão: são agora 491 mil.

Governo: "Dados são menos influenciados pelas políticas ativas de emprego"

Miguel Cabrita diz que estes dados refletem mais emprego

00:0000:00

O secretário de Estado do Emprego sublinha na TSF que os dados revelados pelo IEFP "estão mais próximos da dinâmica do emprego e menos influenciados pelas chamadas políticas ativas de emprego".

Miguel Cabrita explica que são agora menos os desencorajados

00:0000:00

"Por comparação com anos anteriores, este ano há menos 42 mil pessoas" nesses programas de promoção de emprego, explica Miguel Cabrita.

O mesmo acontece com os chamados desencorajados, pessoas que continuam desempregadas, querem trabalhar, mas desistiram de procurar emprego. Miguel Cabrita diz que, também aí, "gradualmente têm vindo a baixar, embora não ao ritmos que seria desejável".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de