O inquérito foi feito a um universo de 900 empresas de Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, e revela que a maioria dos empresários portugueses que apostou nos incentivos fiscais à investigação e desenvolvimento considera que o caminho para sair da crise é a inovação.
Nuno Nazaré, responsável pelo estudo da consultora Alma Consulting em Portugal, explica que a inovação representa uma janela de oportunidades futuras.
Mais de 60 por cento (62%) das empresas inquiridas tem vindo a aumentar o investimento em investigação e desenvolvimento nos últimos quatro anos e cerca de 70 por cento tenciona contratar mais pessoal para este tipo de actividade neste ano de 2011.
O estudo revela ainda que o desconhecimento dos incentivos fiscais do programa do Estado, de apoio a empresas que apostam na inovação, o chamado SIFIDE, é a principal causa dos empresários portugueses que não estão a usufruir desta oportunidade para reduzir o impacto financeiro das despesas.
Já dos inquiridos que beneficiam deste tipo de ajuda, 76 por cento estão satisfeitos com os serviços prestados.