DECO

75% dos portugueses perderam rendimento nos últimos 4 anos

São as conclusões do inquérito da DECO sobre o orçamento familiar. Metade das famílias portuguesas com filhos menores sobrevive com menos de mil euros por mês.

A Associação para a Defesa dos Direitos do Consumidor (DECO) revela esta terça-feira os resultados de um estudo sobre o orçamento familiar, que revela as difilculdades por que passam as famílias. De acordo com o inquérito, nos últimos quatro anos 75% dos portugueses perderam rendimento.

PUB

O estudo indica que metade das famílias portuguesas com filhos menores sobrevive com menos de mil euros por mês. Carlos Morgado, coordenador deste estudo, acrescenta que metade das famílias portuguesas chegam ao final do mês sem dinheiro e conclui que a situação financeira dos portugueses deteriorou-se muito nos últimos quatro anos.

Por isso, diz Carlos Morgado, no último ano um quinto dos portugueses sentiu necessidade de pedir ajuda para enfrentar problemas financeiros. Uma situação que é visível pelos pedidos de apoio que diariamente chegam à DECO.

O estudo compara Portugal com Espanha, Itália e Bélgica. Destes quatro países, foram os portugueses que mais rendimento perderam.