E o Óscar da saúde financeira municipal vai para...

A Ordem dos Contabilistas Certificados calcula o ranking financeiro das autarquias. Conheça aqui os concelhos com as contas mais certas.

Sintra, no distrito de Lisboa, Lagoa, no Algarve, e Santa Cruz das Flores, nos Açores, são as três autarquias com melhor saúde financeira do país, num ranking elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

O ranking da saúde financeira

00:0000:00

O ranking obedece a um conjunto de indicadores financeiros, que uma vez ponderados dão origem a uma tabela classificativa. Ou melhor, a três: os municípios concorrem num de três campeonatos, consoante a população.

Há um para os 24 concelhos considerados de grande dimensão, com populações acima de 100 mil habitantes. Nesta categoria, o concelho de Sintra ocupa a posição cimeira, logo seguido pelo Porto e por Vila Franca de Xira.

Lisboa está ausente do top 10.

Outra categoria: os 99 municípios onde habitam um máximo de 100 mil pessoas. Neste caso, a tabela classificativa mostra a autarquia de Lagoa, no Algarve, em primeiro lugar, seguida de perto pela Marinha Grande (Leiria). O distrito de Faro consegue ainda o terceiro lugar do pódio, que é ocupado por Albufeira.

Por fim, há um campeonato para os 185 municípios que têm até 20 mil habitantes. Nesta liga dos mais pequenos, Santa Cruz das Flores, nos Açores, é o concelho mais bem classificado. Murtosa, no distrito de Aveiro, está em segundo lugar e e Castelo de Vide, em Portalegre, está em terceiro.

Continuar a ler