Faturas da água com informação dos litros consumidos a partir de janeiro

O número de litros consumidos irá aparecer na fatura do cliente depois da leitura calendarizada pelas empresas ou da leitura dada pelo consumidor.

Quatro empresas do grupo Águas de Portugal vão disponibilizar a partir de janeiro faturas com informação detalhada sobre os litros consumidos, com o objetivo de consciencializar os clientes para um uso responsável, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Empresa Pública de Águas Livres (EPAL) informa que a indicação dos litros consumidos estará disponível nas faturas da EPAL, Águas do Norte, Águas da Região de Aveiro e Águas de Santo André.

Esta alteração "não terá qualquer impacto no valor da fatura", garante a empresa.

Segundo a EPAL, a informação será "mais fácil de entender", podendo o cliente verificar regularmente se o consumo de litros de água em casa está a aumentar ou a diminuir.

"Esta nova forma de apresentar os valores em litros pretende tornar mais claro para o consumidor qual foi o seu consumo, de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar e, desta forma, contribuir para um uso responsável deste bem cada vez mais precioso", lê-se no comunicado.

Questionada pela TSF, Nuno Sequeira, dirigente da Quercus, aplaude a iniciativa do grupo Águas de Portugal. Para os ambientalistas, a informação em litros permite ter uma noção real do que é consumido, ao contrário do que acontece atualmente.

O número de litros consumidos irá aparecer na fatura do cliente depois da leitura calendarizada pelas empresas ou da leitura dada pelo consumidor.

Em paralelo, as empresas vão ainda lançar uma campanha de informação e sensibilização para "promover a poupança do consumo da água".

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de