Economia

Nogueira Leite considera que Portugal será obrigado a renegociar dívida

À TSF, este conselheiro de Passos Coelho diz que este cenário não é desejável e lembra que há pouca margem de manobra, pois a «alternativa era não ter fundos para pagar salários».

O economista António Nogueira Leite considera que Portugal será obrigado a renegociar a dívida, cenário previsível segundo os dados actualmente disponíveis, mas que deve ser evitado por mais pequena que seja a margem.

Este conselheiro do presidente do PSD entende que, por isso, é absolutamente necessário cumprir o que foi acordado com a troika, muito embora admita que não há grande margem para discussões, pois a «alternativa que tínhamos era pura e simplesmente não ter fundos para pagar salários».

«Vamos ter de discutir isto mais à frente, mas a aritmética não oferece discussão. É assim mesmo. As contas são estas estas», acrescentou este economista, que disse concordar com Mário Soares, que classificou a actual campanha eleitoral como não sendo esclarecedora.

Para Nogueira Leite, «a campanha tem estado focada mais em casos do que no grande caso que temos que é resolução da nossa crise económica, financeira e social» e «é o culminar de uma série de campanhas que têm evoluído neste sentido».

«Perfilho inteiramente a preocupação de Mário Soares de que é para a semana que vamos começar a encarar os nossos problemas», concluiu, em declarações à TSF.