Automóveis

Portugal vai ter 320 pontos de abastecimento para veículos eléctricos em 2010

Portugal vai ter 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, anunciou o ministro da Economia. Em declarações à TSF, Manuel Pinho disse ainda que estão previstos incentivos fiscais para potenciar a comercialização destes veículos.

O ministro falava antes do Governo formalizar, este sábado, um acordo com a aliança Renault-Nissan que prevê a comercialização de automóveis eléctricos em Portugal em 2010.

Do lado do Governo, há a promessa de, durante os próximos três anos, construir um rede de abastecimento e troca de baterias para esses automóveis.

Para além do compromisso de ter 320 locais de abastecimento para automóveis eléctricos em 2010, o ministro adiantou que, no final de 2011, o número de postos deverá subir para 1300.

Além disso, continuou, o Governo vai «criar um conjunto de incentivos que tornem mais favoráveis a aquisição de carros alimentados por baterias», com vista a diminuir a dependência portuguesa em relação ao petróleo.

Manuel Pinho adiantou que os benefícios fiscais deverão durar «pelo menos cinco anos», com o objectivo de incentivar a criação de «massa crítica para que este processo arranque».

«Portugal é um dos países que está verdadeiramente na frente deste processo», frisou.

O Estado comprometesse ainda a que, a partir de 2011, «uma percentagem importante das novas encomendas» para a sua frota seja composta por veículos eléctricos, acrescentou Manuel Pinho.

  COMENTÁRIOS