O Observatório dos Mercados Agrícolas considera que o lucro dos supermercados e hipermercados supera os 50 por cento na venda de alguns produtos alimentares.
Com base em dados recolhidos em março, este observatório concluiu, por exemplo, cerca de 80 por cento do preço final da alface fica na distribuição.
De acordo com estes dados, um quilograma de alface custa, em média, 0,4 euros à saída do produtor e chega a quase 1,8 euros ao supermercado.
As margens de lucro para a cenoura baixa para 55 a 70 por cento, ao passo que na maçã foi superior a 50 por cento, enquanto que na pêra desce para 40 por cento.
Ouvida pela TSF, a presidente deste observatório considera, perante estes dados, que «não há equilíbrio na distribuição ao longo da cadeia».
«O produtor é aquele que fica com menor percentagem relativamente ao preço final que é comercializado», afirmou Maria Antónia Figueiredo, que entende que esta tendência se verifica também nos outros produtos analisados.
Numa referência à promoção feita pelo Pingo Doce no 1º de Maio, «em que a margem é superior a 50 por cento, ainda fica a ganhar dinheiro».
O Observatório dos Mercados Agrícolas pede regulação para que não existe um desequilíbrio tão grande entre as margens de venda do produtor e do supermercado.
Criado pela Assembleia da Republica, este observatório, que integra elementos do Governo, de organizações de produtores e sindicatos, tem como objetivo dar a conhecer quem ganha mais com a comida que chega ao prato dos portugueses.