Ministro eslovaco diz que Portugal e Grécia estariam melhor fora do Euro

O ministro das Finanças eslovaco, Ivan Miklos, considerou hoje que Portugal e a Grécia estariam melhor, «a longo prazo», fora da moeda única.

Em entrevista a um jornal local, citado pela agência financeira Bloomberg, o governante declarou que as economias dos dois países, assim como outras economias de países do sul, não estão aptas para pertencer à Zona Euro.

Para Ivan Miklos, a União Europeia não tem feito progressos suficientes na criação de regras para a prevenção da crise orçamental e a resolução da cimeira de Dezembro, que permitirá ao sector privado partilhar custos de eventuais perdas com títulos de dívida soberana a partir de 2013, também não é suficiente.

Ivan Miklos ganhou prestigio na Eslováquia como o ministro que conseguiu implementar uma consolidação das contas públicas, com um plano de recuperação livre de austeridade.

Entre 2002 e 2006 preparou a Eslováquia para acolher o Euro e supervisionou a entradas de novas taxas aplicadas aos produtos de consumo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de