Novo pacote de austeridade está em preparação, avisa PCP

O líder do PCP avisa que o Governo está a preparar mais cortes, nomeadamente nos subsídios de desemprego, nas comparticipações dos medicamentos e na Acção Social Escolar.

Jerónimo de Sousa lembrou, este sábado, que vem aí uma nova ofensiva do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que irá penalizar quem trabalha. Em Agosto, entre outras medidas, vão começar as reduções nas comparticipações nos medicamentos, na Acção Social Escolar e no subsidio social de desemprego, avisou.

O secretário-geral do PCP criticou a falta de «repartição de sacrifícios», já que nenhum banqueiro ou administrador, por exemplo, está a ser penalizado.

Jerónimo de Sousa reforçou que o PEC está destinado a esvaziar os bolsos a quem menos tem, sendo que nesta questão PS e PSD estão de acordo.

Na generalidade das medidas do PEC, «o PS diz mata e o PSD vem logo dizer esfola», sublinhou.

Em Alte, no Algarve, o comunista falou ainda da possível introdução de portagens na Via do Infante, frisando que a Estrada Nacional 125 não é alternativa e criticando a postura do PS e PSD nesta questão.

O PCP garantiu que estará numa primeira linha de protesto caso a população do Algarve avance contra a proposta do Governo de modo a, segundo Jerónimo de Sousa, terminar com medidas injustas e anti-sociais.

Jerónimo de Sousa comentou ainda a curva ascendente da taxa de desemprego em Portugal, que atingiu os 10,9 por cento em Maio, segundo o Eurostat. Para o comunista, este aumento é ainda mais grave tendo em conta que durante os meses de Verão há sempre mais emprego.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de