O líder conservador e próximo primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, perguntou a todos os partidos com assento no novo Parlamento, se apoiam medidas de estabilização do Euro, que incluam Portugal.
Contudo, a resposta só deve ser divulgada esta terça ou quarta-feira.
O assunto tem, nas últimas semanas, dominado as discussões políticas na Finlândia, e levou mesmo a alterações profundas no mapa politico-partidário da Finlândia, nas eleições do passado dia 17.
Katainen fez ainda outras seis perguntas, como por exemplo, que partidos desejam participar num governo de coligação, que medidas deve o país tomar para baixar a despesa pública da Finlândia, ou que relações deve a Finlândia manter com a União Europeia e o resto do mundo.
As respostas serão decisivas para a formação do governo de coligação, e inserem-se na tradição finlandesa de governação por consensos.
Ao centrar a questão do apoio a Portugal, em medidas de estabilização do Euro, o próximo primeiro-ministro finlandês, tenta claramente facilitar um "sim" do Parlamento à participação da Finlândia na salvação financeira de Portugal.