Portal de emprego para maiores de 45 anos com fraca adesão por parte das empresas

A Cáritas, que criou o portal, faz um balanço negativo da adesão das empresas. Do lado dos candidatos, mais de mil candidatos apresentaram os currículos.

Mais de mil desempregados apresentaram os currículos, mas apenas 15 empresas se inscreveram na plataforma on-line lançada pela Cáritas para ajudar quem tem mais de 45 anos a encontrar trabalho (http://www.redeinspira.com/).

É este o balanço do primeiro mês de funcionamento deste projeto. À TSF, a coordenadora do grupo de trabalho admite que a adesão das empresas tem sido muito baixa: apenas 15 se inscreveram na plataforma e destas só 4 apresentaram vagas de trabalho. Do outro lado, inscreveram-se e entregaram currículo 1.073 desempregados com mais de 45 anos.

Maria do Rosário Carneiro conta que os resultados alcançados até agora são «tristes»: «neste primeiro mês não conseguimos ajudar as pessoas que precisam a encontrar trabalho e é muito triste não termos as ofertas de trabalho e que ficam muito abaixo daquilo que desejamos».

A coordenadora do projeto pensa que as empresas podem estar pouco interessadas em contratar quem tem mais de 45 anos, mas também terão algum desconhecimento em relação à plataforma on-line para chegar a estes desempregados.

O próximo passo é promover ações de sensibilização mais diretas junto dos patrões para que percebam as várias vantagens de contratar pessoas mais velhas.

Do lado dos patrões, o presidente da CIP diz que o mercado está pouco receptivo a contratar gente a partir desta faixa etária, por falta de ferramentas para lidar com a nova economia, argumentos que não faltam aos mais novos que também procuram emprego.

António Saraiva também admite, mas será uma causa secundária, algum défice de conhecimento de iniciativas como a da Cáritas Portuguesa.

Segundo o INE, existem perto de 270 mil desempregados com mais de 45 anos que, em média, demoram mais de dois anos e meio a encontrar trabalho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de