Faz esta quinta-feira um mês sobre a data de entrada em funcionamento dos simuladores do portal Poupa Energia que já teve 25 mil visitantes.

Os simuladores online estão ligados aos 22 comercializadores de energia e por essa razão o presidente da Agência para a Energia (ADENE), João Paulo Girbal aconselha os consumidores a fazerem contas à fatura do gás e da eletricidade, através deste simulador, várias vezes por ano.
"A Lei permite-nos mudar as vezes que quisermos durante o ano e portanto as pessoas têm vantagem em ir periodicamente ao simulador ver se há tarifas que apareceram e são mais favoráveis", defende João Paulo Girbal.
O jornalista José Milheiro explica no que consiste o portal Poupa Energia.
Nos últimos 30 dias, desde que o portal Poupa Energia está a funcionar, apareceram 20 tarifas novas, o que torna pouco eficaz que se façam as contas de cabeça.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Apesar de haver 220 tarifas há tarifas que só se conseguem obter se forem comprados serviços adicionais obrigatórios o que significa que na realidade eu não consigo ter aquela tarifa se não contratar esse serviço. O simulador também avisa disso", alerta.
João Paulo Girbal alerta, assim, para as tarifas identificadas no simulador com o símbolo do Euro de cor encarnada. Mas se o utilizador estiver interessado numa tarifa o site entra logo em contacto com o comercializador através de uma mensagem "e esse comercializador, no espaço de 48 horas, entra em contacto com o utilizador para formalizar o contrato de transferência".
No portal Poupa Energia, existem dois simuladores, um simples (onde não é necessário usar as faturas) e outro simulador avançado para quem quiser mais detalhe.