Portugal cresceu 1,5% em 2015

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a riqueza produzida cresceu 0,2% em cadeia no quarto trimestre.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve um aumento de 1,5% face ao ano anterior, ficando em linha com as estimativas do Governo de António Costa no Plano Orçamental, apresentado em janeiro, e uma décima acima do que tinha sido previsto pelo Governo de Passos Coelho no Programa de Estabilidade, em abril do ano passado.

A estimativa rápida das contas nacionais trimestrais do INE revela que este crescimento só foi possível porque o saldo entre exportações e importações (procura externa líquida) foi menos negativo. Em 2014, a economia tinha crescido 0,9%.

Em relação ao quarto trimestre, houve um aumento de 1,2% face ao mesmo período do ano passado e um aumento de 0,2% face ao trimestre anterior. Entre outubro e dezembro, o contributo da procura interna já não foi tão importante para o PIB, sobretudo devido à desaceleração do investimento, e a procura externa líquida teve um contributo positivo, com um aumento das exportações.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de