Foi a primeira vez que um destino na Europa conquista este galardão, entregue numa cerimónia que decorreu este domingo no Vietname.
O jornalista José Milheiro falou com Ana Mendes Godinho sobre o prémio
Entre os 17 finalistas ao prémio de melhor destino do ano Portugal levou a melhor em relação a destinos como o Brasil, a Grécia, Maldivas, Marrocos, Espanha e Estados Unidos. Assim, Portugal conseguiu vencer o mais prestigiado galardão mundial de Turismo.
É "um prémio dado a todos os portugueses", confessa a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, para quem este prémio "é o resultado da imagem internacional que Portugal ganhou nos últimos tempos e da sua capacidade de impressionar o mundo pela forma como conseguiu mostrar que o Turismo tem um papel essencial na dinamização de um país".
Um prémio que vai trazer mais responsabilidade ao Turismo Português. "A responsabilidade é cada vez mais no sentido de mostrarmos todo o Portugal que nós temos com esta autenticidade e a capacidade de surpreendermos as pessoas que nos visitam", adianta Ana Mendes Godinho.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
De acordo com a governante, "quem nos visita diz que Portugal é o destino onde se sente o conceito de luxo atual que é a autenticidade com inovação e criatividade".
O próximo desafio é fidelizar o turista. "Tornar Portugal como um destino viciante" e deste modo "que o destino seja uma forma de mobilizar outros setores e atividades económicas e assim tenha um efeito arrastador sobre toda a economia", sustenta Ana Mendes Godinho.
No entanto a prioridade das prioridades são as acessibilidades aéreas. A Secretária de Estado adianta que "o Turismo tem estado a trabalhar com companhias aéreas para garantirmos que temos acessibilidades aéreas durante todo o ano aos vários aeroportos nacionais, para que garantir que os mercados que nos interessam viajam nas alturas que nós queremos. Por isso, uma grande aposta também na diversificação de mercados para não estarmos tão dependentes do mercado europeu, daí uma grande aposta no mercado chinês, sul coreano, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil" e que tragam as pessoas ao longo de todo o ano a Portugal.
Além do prémio para melhor destino do ano, Portugal também venceu com o melhor site de promoção (o VisitPortugal), o melhor organismo oficial (Turismo de Portugal), melhor destino insular (a Madeira), a melhor cidade para estadia curtas (Lisboa).