Presidente do BCE reconhece que taxas interbancárias ainda estão altas

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) reconheceu, esta segunda-feira, que as taxas interbancárias, em especial a Euribor, continuam altas, mas afirmou que a autoridade monetária está a fazer o possível para que se regresse à normalidade.

Jean-Claude Trichet, que falava no Parlamento Europeu, em Bruxelas, lembrou que o BCE já cortou a taxa de referência em 1,75 pontos percentuais desde Setembro, para 2,5 por cento, e que nos últimos meses intensificou o refinanciamento dos bancos comerciais.

Todas estas medidas têm por objectivo a diminuição das taxas interbancárias e o regresso do mercado de crédito à normalidade, explicou o responsável do BCE.

A taxa Euribor a três meses caiu, esta segunda-feira, mais de sete pontos base para 3,488 por cento, atingindo o valor mais baixo em mais de dois anos.

A Euribor a seis meses, a qual estão indexados a maioria dos créditos à habitação, desceu para os 3,563 por cento, o nível mais baixo desde Outubro de 2006. Já a taxa a 12 meses cotava, esta segunda-feira, a 3,661 por cento e a taxa a 1 mês cotava a 3,157 por cento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de