Os candidatos têm ainda de ter concluído a escolaridade obrigatória e atualmente não estarem a trabalhar ou a estudar, os chamados "nem-nem".
O "Empreende Já" é um programa com uma dotação de cinco milhões de euros, apoiado por fundos europeus. As candidaturas podem ser enviadas até dia 6 de março e para a primeira fase há 315 vagas que serão selecionadas de um máximo de mil candidaturas.
Durante seis meses, os 315 jovens "nem-nem"vão receber uma bolsa de 700 euros todos os meses para desenvolverem uma ideia de negócio que, no final, pode ser apoiada a fundo perdido.
Em declarações ao Dinheiro Vivo, Carlos Manuel Pereira, do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, explica como vai funcionar: "Na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social (pode ser uma associação juvenil, por exemplo) será avaliado e serão selecionados 90 para ter um apoio de dez mil euros para avançar".
Em 2018, o "Empreende Já" regressa com mais 315 vagas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias