O Partido Socialista diz que a última avaliação da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que apoia tecnicamente o parlamento em assuntos financeiros, é a prova de que dificilmente os portugueses vão receber uma parte da sobretaxa do IRS que estão a pagar este ano.
Relacionados
Governo acredita que objetivos de receita fiscal para 2015 vão ser cumpridos e até superados
À TSF, João Galamba, deputado socialista, diz que os dados da UTAO preocupam e dão razão ao PS, que tem acusado o governo de propaganda quando anunciou a eventual devolução desta sobretaxa. As receitas do IVA, afinal, não estarão a subir, como diz o governo, mas a descer.
Numa nota publicada hoje, a UTAO avisou que se a coleta de impostos mantiver o ritmo do primeiro semestre, o Estado chegará ao final do ano com menos 660 milhões de euros do que estava previsto no Orçamento de Estado.
Depois desta análise, João Galamba reforça as críticas ao governo, acusando o executivo de estar a empolar as receitas do IVA por razões políticas e de fazer propaganda ao publicar no site da Autoridade Tributária um simulador com a devolução da sobretaxa do IRS a que cada contribuinte teria eventualmente direito no final de 2015.