PSD diz que que perspetiva da Fitch é um sinal positivo; PS, BE e PCP reagem com prudência

O líder parlamentar do PSD fez hoje um apelo aos partidos da oposição, nomeadamente o PS, designando-os de «pessimistas», para reconhecerem mais um sinal positivo, a alteração da perspetiva da Fitch. Já o PS, BE e PCP reagiram à notícia da agência financeira com prudência.

«Não tenho dúvidas de que os partidos da oposição vão alinhar mais uma vez pela desvalorização deste sinal. Apesar de ser uma expectativa, não há dúvida nenhuma de que uma expectativa positiva é melhor do que uma negativa, que era a que tínhamos antes», afirmou Luís Montenegro.

A Fitch anunciou hoje ter atualizado a perspetiva de Portugal de "negativa" para "positiva", embora mantendo o 'rating' de crédito do país em "BB+". A medida justificou-se pelos esforços orçamentais acordados por Lisboa e na recuperação geral da economia portuguesa.

«Também não há dúvida nenhuma de que há uma perspetiva da própria agência de mudar a notação do país e, portanto, condições para que num futuro próximo possamos ver o nível da nossa dívida ganhar uma nota mais credível e positiva nos mercados financeiros», continuou o deputado social-democrata.

Também o CDS, pela voz de Cecília Meireles, disse que Portugal está a recuperar a credibilidade externa.

Do lado do PS, Pedro Marques admitiu no Fórum da TSF que a alteração da perspetiva é uma boa notícia, mas realçou igualmente que «nada mudou».

Por seu turno, a deputada do BE Mariana Mortágua disse tratar-se de uma notícia positiva apenas para os credores.

Do lado do PCP, Paulo Sá renovou a exigência da reestruturação da dívida, sublinhando que Portugal não pode estar dependente da avaliação da agências de notação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de