Realidade aumentada já não é ficção no turismo

Empresa portuguesa desenvolve "guias turísticos" vindos do passado e procura financiamento dentro da Web Summit.

A Web Summit acolhe empresas que ainda são apenas pouco mais do que uma ideia. A organização da cimeira tecnológica chama-lhe empresas "alfa" e é esse o caso de uma aplicação, ligada ao turismo, que acaba de ser desenhada mas que anda à procura de investimento.

A empresa chama-se Nimest Tech e Carlos Morais vai apresenta-la na Web Summit.

"A nossa empresa trabalha com realidade aumentada e inteligência artificial para trazer de volta à vida personagens históricos" como por exemplo Fernando Pessoa, Camões e Marquês de Pombal.

A aplicação coloca as personagens históricas a interagir com os turistas. "Ensinar aos turistas um pouco da história e cultura de Portugal. Imagine só um turista chegando em Lisboa e está ali o Marquês de Pombal ensinando sobre como foi reconstruir a cidade depois do terramoto", explica Carlos Morais.

De acordo com o criador da empresa, "a plataforma já está construída o que estamos a fazer agora é desenhar os conteúdos" e criar as histórias com as personagens".

Para já Carlos Morais está a trabalhar em conteúdos do Porto e de Lisboa mas espera expandir para outras cidades ao fim do primeiro ano de atividade. Cidades como "Paris, Roma, Barcelona. Cidades que tenham uma cultura e uma história rica" e assim diversificar os clientes alvo.

Por outro lado a ideia é abrir a plataforma para criadores que possam "contar as histórias perdidas no tempo".

Mas para que todos estes passos aconteçam é preciso estabelecer um modelo de negócio que "vai ser com base na publicidade e no marketing porque empresas ligadas ao turismo vão ter grande interesse de publicar os anúncios na nossa plataforma", argumenta.

De acordo com Carlos Morais da Nimest Tech, os anúncios são gerados em função da localização do utilizador face à zona envolvente. Para quem estiver junto aos Jerónimos só aparecem restaurantes de Belém que pagaram os anúncios.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados