- Comentar
O relatório da auditoria à Caixa Geral de Depósitos, entregue esta sexta-feira no parlamento pelo presidente do banco Paulo Macedo, já foi divulgado.
Minutos depois, o documento deixou de estar acessível, mas, entretanto, já está online novamente. Pode ser consultado aqui.
O documento chegou à Assembleia da República após, a 9 de janeiro, a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa ter anunciado que iria pedir à PGR o acesso ao relatório da auditoria feita à gestão da CGD entre 2000 e 2015, depois de o banco público ter recusado pela segunda vez o acesso.
O relatório, recebido pela presidente da comissão parlamentar Teresa Leal Coelho, não está completa, uma vez que o sigilo bancário foi salvaguardado em relação aos nomes daqueles que contraíram empréstimos ao banco e nunca pagaram.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Uma versão preliminar do documento, datada de dezembro de 2017, fez estalar a polémica devido à concessão de créditos mal fundamentada, atribuição de bónus aos gestores com resultados negativos, interferência do Estado e aprovação de empréstimos com parecer desfavorável ou condicionado da direção de risco da CGD.
Leia mais:
- Paulo Macedo entregou auditoria à CGD no parlamento. Mas não está completa